quarta-feira, 29 de abril de 2015

Aprendi Japonês: Katakana no Video Game


Jogando Winning Eleven 4 para o PlayStation (PSOne) uma grande curiosidade me afligiu: 

- Quem eram os jogadores de cada seleção do mundo que o jogo nos permitia jogar?

Percebi que o jogo tinha a opção de editar os nomes dos jogadores, isso ia ajudar já que os mesmos estavam todos em japonês. Entretanto ainda continuaria difícil pois não sabia nada sobre o idioma estrangeiro. Porém ao jogar o Game, percebi que alguns jogadores, certas vezes, tinham seu nome gritado pelo locutor, em alguns lances do jogo: 
Quando dava um lindo chute ou quando cabeceava perigosamente, etc. Isso também ocorria na apresentação dos times antes do jogo começar onde nome a nome dos jogadores eram citados pelo narrador na escalação.




Então com as ferramentas limitadas que eu tinha comecei a comparar os nomes dos jogadores que eu descobria através do grito do narrador e verificava o que aqueles nomes significavam em português, assim fui traduzindo nome a nome de cada jogador que conseguia. Com excessão de alguns que eram dos times e não estavam na seleção. Esses não tinha a opção de editar.
Isso acabou me estimulando a praticar e fez com que eu aprendesse esse silabário do idioma japonês.

Passei a pesquisar mais o assunto ultimamente e encontrei uma explicação bem bacana referente a essa linguagem e resolvi postar aqui.

Segue abaixo:

Katakana

O Katakana é um silabário utilizado para escrever palavras de origem estrangeira. O japonês é um idioma que importa muitos palavras de outras línguas, por exemplo, temos a palavra miruku [ミルク], que significa “leite” e vem do inglês “milk”. 

Temos pan [パン], que significa “pão”, e veio provavelmente de alguma língua latina, talvez do Francês “pain” [que se pronuncia “pan”]. Do mesmo modo, um nome que não seja japonês é escrito com o Katakana, por exemplo o nome de uma cidade, por exemplo:  “São Paulo”, é escrito da seguinte forma:  サンパウロ.



Tabela Katakana

Exitem vários livros para aprender katakana. Na minha opinião, quanto mais simples o livro, melhor. Dê uma olhada no Kana e Manga: um jeito fácil e divertido de aprender Katanaka.


Luke Novaes

Fonte do texto: Japan Store

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre na discussão,comente aqui!