sexta-feira, 15 de março de 2024

Stephen King esteve perto de dirigir um filme 'Nightmare on Elm Street'

 Um, Dois Freddy vai te pegar...



A New Line Cinema considerou muitos conceitos e diretores diferentes para A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child , incluindo o lendário autor de terror Stephen King.


Stephen King já havia dirigido Maximum Overdrive , uma adaptação de seu conto "Trucks", mas Maximum Overdrive foi muito mal recebido pela crítica.

Apesar dos temas relevantes e da atmosfera única de The Dream Child , seu tempo de desenvolvimento apressado resultou em um filme fraco.



A série A Nightmare on Elm Street começou com um estrondo e terminou com um gemido. Criada, escrita e dirigida pelo visionário do terror Wes Craven em 1984, a série Nightmare provavelmente atingiu o pico com o terceiro episódio, A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors , um filme em que Craven retornou à cadeira do diretor após se abster de A Nightmare on Elm Street 2: A Vingança de Freddy . Mas o quarto filme, A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master , de 1988 (dirigido por Renny Harlin ), não perdeu o enredo. Ele introduziu um conjunto fantástico de novos personagens e continuou a devolver Freddy Krueger ( Robert Englund ) ao seu status original de uma força horrível de natureza demoníaca, em vez de um distribuidor de trocadilhos igualmente horríveis (embora encantadores, graças ao carisma de Englund). The Dream Master gerou a melhor bilheteria de qualquer filme Nightmare na época, arrecadando US$ 49,3 milhões em todo o mundo.



Revigorada, a New Line Cinema rapidamente avançou com outra sequência: A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child, criticada pela crítica e pelos fãs . Alguns citam o sexto filme, Freddy's Dead: The Final Nightmare , como aquele que matou o cânone original de Nightmare . Isso depende da opinião. O que é menos discutível é como The Dream Child colocou o prego no caixão de uma série que não deveria ter fracassado tão rapidamente.


Por que uma série de sucesso financeiro fracassou enquanto estava no topo de sua popularidade cultural? A New Line - um estúdio ainda em desenvolvimento carinhosamente apelidado de "a casa que Freddy construiu" - tentou capitalizar a bilheteria de The Dream Master em vez de perder tempo desenvolvendo uma forte história subsequente. Mesmo antes da agenda de produção desnecessariamente agitada de The Dream Child , encontrar o criativo certo para supervisionar a quinta aventura de Freddy Krueger era um vale-tudo. A certa altura, a New Line Cinema pediu ao autor superstar Stephen King para escrever e dirigir.




Por que Stephen King foi convidado a fazer um filme ‘Nightmare on Elm Street’?



Embora a frase “Stephen King quase dirigiu o filme A Nightmare on Elm Street ” faça levantar a cabeça de todo nerd do terror, é importante observar o contexto histórico em torno do quase envolvimento de King. 

A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child retrata o retorno da heroína Alice Johnson ( Lisa Wilcox ) lutando com uma gravidez inesperada, a morte horrível de seu namorado Dan Jordan ( Danny Hassel ) e o retorno do assombrador de pesadelos Freddy Krueger. O demônio dos sonhos capturou o filho ainda não nascido de Alice como uma forma de restaurar sua antiga glória. (A certa altura, o piadista assassino grita : "É um menino!") Alice também está tendo visões de uma jovem freira chamada Amanda Krueger ( Beatric Boepple ), cujo espírito contém as chaves das origens de Freddy e "uma versão futura" de seu filho Jacob ( Whit Hertford ).


A New Line Cinema considerou e abordou vários conceitos, roteiros e diretores diferentes durante a fase de pré-produção incomumente rápida de The Dream Child . De acordo com reportagem publicada na edição nº 88 da revista Fangoria , o estúdio lançou uma ampla rede. Eles contataram George RR Martin , a lenda dos quadrinhos Frank Miller , Frank Darabont (que iria, ironicamente, dirigir as adaptações de Stephen King, The Shawshank Redemption e The Green Mile), Fred Dekker , do Monster Squad , e Stephen King. Michael De Luca , ex-vice-presidente de desenvolvimento criativo da New Line Cinema, explicou a Fangoria que:


 "Não seguimos isso [com King]. Descobrimos que Stephen não está mais interessado em dirigir".


A partir de 1988, Stephen King já era um autor prolífico . Ele alcançou status de nome familiar por meio de best-sellers publicados como Carrie , The Shining , Pet Sematary , It e Misery . Ele também tentou dirigir adaptando seu conto "Trucks" para o clássico dark camp de 1986, Maximum Overdrive . O filme provou ser o único esforço de direção de King até o momento, depois que Maximum Overdrive foi universalmente criticado pela crítica e arrecadou apenas US$ 7,4 milhões. 


A estrela do filme Emilio Estevez revelou à Vanity Fair em 2021 que King se desculpou com ele, seja de sinceridade ou de brincadeira, sobre o filme: 

“As poucas vezes que me conectei com ele ao longo dos anos, ele disse, ‘Você pode me perdoar? por isso?' 


Acho que a certa altura minha mãe disse: ‘Por que você fez esse filme? Eu disse: 'Eu queria trabalhar com Stephen King'. E ela disse: ‘Você não poderia tê-lo ajudado a pintar a casa? 


King disse ao escritor Tony Magistrale no livro Stephen King de Hollywood que "O problema com [ Maximum Overdrive ] é que eu estava louco de cocaína durante toda a produção, e eu realmente não sabia o que estava fazendo [como diretor de o filme]. Aprendi muito com a experiência, porém, e gostaria de tentar dirigir novamente algum dia. (Se você quiser uma curiosidade interessante, o próximo filme que King considerou dirigir, mas não o fez? Gerald's Game).


É possível, embora especulativo, que a insatisfação de King com Maximum Overdrive seja o motivo pelo qual ele não estava interessado no contrato de direção e roteiro da New Line para A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child . No universo alternativo onde King aceitou, é interessante considerar o que The Dream Child poderia ter sido sob sua orientação. A New Line concederia a um nome tão gigantesco como Stephen King a liberdade de combinar suas sensibilidades criativas com o conceito e a estética de Wes Craven, ou levaria a franquia em uma nova direção, mais alinhada com suas preferências? Ou King teria ficado preso às circunstâncias dos bastidores que condenaram The Dream Child em seu berço proverbial? Infelizmente, esse é o cenário de cobra comendo o rabo ao qual The Dream Child parecia amaldiçoado: fadado ao fracasso.


Fonte: Collider


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre na discussão,comente aqui!