sábado, 26 de abril de 2014

Resenha: Sob A Redoma - Stephen King

Sob A Redoma - Stephen King


O que falar de Stephen King?
Simplesmente o escritor que mais leio e admiro. Pelos seus contos, seu jeito de narrar "superdetalhadamente" e principalmente pelo gênero por ele escrito: TERROR!

Quando vi o livro pela 1° vez, primeiramente me veio a mente a frase:
- Meu Deus! Que livro Enorme!

Mas após começar a ler e ao finalizar o livro, percebi que isso é impressão, mesmo com suas 956 paginas, a história é tão bem narrada que envolve o leitor e poderia facilmente ganhar mais 900 paginas e o livro ainda não seria chato, monótono, ou qualquer outra qualidade negativa que um livro possa adquirir. Por que King passa muita riqueza de detalhes, personagens super bem construídos.

Vamos ao livro:

Pra começar as primeiras 150 paginas do livro serve apenas para contar o que aconteceu no meio tempo em que a Cúpula caiu na cidade de Chester Mill, uma pequena cidade no Maine!
A História gira em torno de Barbara ou "Barbie" (Ex Sargento do Exercito que foi reconvocado pelo presidente para ser o Porta-Voz entre os habitantes da cidade isolada e o resto do mundo).

Em contra-ventura o vilão da história, o desprezível "Big Jim" resolve que ele deve ser o Dono de Chester Mill, usando o 1° vereador (Um banana) como mascara para realizar suas coisas erradas.
Big Jim e seu filho Jr. (Outro que odeia Barbie) encontra um jeito de incriminar Barbara pelos crimes que cometeram.
Nesse meio tempo junta-se um grupo de rebeldes que cansaram das tiranias de Big Jim e resolvem resgatar Barbie, o verdadeiro líder que foi escolhido.

Em meio a tudo isso acontece dezenas de suicídios, quando percebem que o tempo vai passando e eles não conseguem de jeito nenhum retirar a cúpula da cidade. Assassinatos de pessoas que descobrem o que Big Jim fazia, estupros de policiais sem experiencia nenhuma que Big Jim coloca pra poder controla-los e até linchamentos.
Devido a essa gestão horrível, que Big Jim sempre alegava que era para o melhor da cidade, o pior acontece e a cidade sofre pelos erros de seu "senhor".


Agora vamos ao fim:

Não sei o que passou na cabeça de King quando ele criou esse final.
A trajetória do livro é tão boa, viciante e energizante que ao chegar no final você espera tudo que vai te surpreender mais do que o restante do livro que já foi lido.
- "ESPERA" né falei bem,porque o final quando você termina você fica literalmente "PUTO" com o fim que a história leva.

Não contarei aqui pois o mesmo perderia a graça, mas já deixo aqui o meu entendimento referente a mensagem que o final, pra mim, deixou:

Acredito que King quis que parássemos para pensar em todo mal que possamos fazer, que fizemos e que nos arrependamos , pois não sabemos quando algo ruim poderá nos acontecer.

Lembramos então daquele velho ditado popular:
"Um dia é da Caça o Outro é do Caçador".


Abaixo tem o vídeo onde Stephen King fala um pouco sobre o livro em um programa de entrevista:



Luke Novaes

Resenhando Com Luke®

2 comentários:

  1. Nossa. Adorei. A. Historia. Só. Que. O. Livro. É. Muito. Grande. Nao. Sei. Se. Teria. Coragem de ler. Lucas. Kkk✌

    ResponderExcluir
  2. E verdade ele e enorme, mas e muito bom e eu recomendo.

    ResponderExcluir

Entre na discussão,comente aqui!