terça-feira, 13 de junho de 2023

A adaptação de King que foi processada se tao ruim

Uma adaptação de Stephen King é tão ruim que ele até processou o estúdio

Anos 1990 realmente foi uma década peculiar



As obras de Stephen King renderam algumas verdadeiras obras-primas no Cinema – O Iluminado que o diga. Mas nem todos os contos e romances do mestre do terror são bem traduzidos para as telonas. Uma dessas adaptações, de fato, foi tão ruim que King até processou o estúdio.



Em 1975, a revista Cavalier publicou um conto de Stephen King chamado “The Lawnmower Man” sobre Harold Parkette, um pai suburbano que contrata uma empresa de jardinagem para cortar sua grama e se vê lidando com um homem estranho, mas jovial, que aparentemente trabalha para o deus grego Pan e cujo cortador de grama mágico parece ter uma mente própria.


Quando o homem se despe para comer a grama à vista de qualquer vizinho, o infeliz suburbano chama os policiais, que chegam tarde demais – Parkette se tornou o último sacrifício do cortador de grama.





Em 1992, a New Line Cinema lançou uma adaptação cinematográfica intitulada O Passageiro do Futuro, que tinha tão pouca semelhança com a história original de King, que o autor processou a distribuidora para que seu nome fosse retirado do título e do marketing – e ganhou.


A história de 10 páginas não é substancial o suficiente por si só para uma adaptação em longa-metragem, então a Allied Vision, que detinha os direitos cinematográficos da obra, trouxe os roteiristas Brett Leonard e Gimel Everett, que misturaram a história de King com seu próprio roteiro preexistente, Cyber God.


O filme resultante é um cruzamento bizarro entre Flores para Algernon e Lucy, no qual um homem intelectualmente inepto chamado Jobe Smith (Jeff Fahey), que corta grama como ganha-pão, passa por experimentos científicos projetados para torná-lo mais inteligente. Isso envolve injetá-lo com drogas e conectá-lo a uma elaborada configuração de realidade virtual.


À medida que seu QI sobe exponencialmente, ele desenvolve habilidades semelhantes às de Lucy (do filme com Scarlet Johansson), como leitura de mentes e telecinese, e começa a usá-las para buscar vingança contra aqueles que o prejudicaram.


Eventualmente, ele resolve se transformar em um ser de pura energia e se fundir com a internet.


Totalmente diferente da obra de Stephen King





Jobe não se parece e age nada como o jardineiro da obra original de King, e as sementes da história original estão presentes apenas em uma única cena em que Jobe assassina o pai abusivo de seu jovem amigo Peter com seu cortador de grama vermelho gigante e telepaticamente controlado.


Depois que King colocou as mãos em uma cópia do roteiro no outono de 1991, ele e seu advogado começaram a pressionar a Allied e a New Line para tirar seu nome dele, uma campanha que ele manteve até o lançamento do filme em março de 1992, informa o Collider.


Stephen King então viu o filme, que ainda era intitulado Stephen King’s The Lawnmower Man (no original), em uma exibição inicial, e embora tenha admitido que era visualmente “extraordinário”, ele “ainda estava infeliz” com os “trolls da New Line Pictures”.


No final de maio de 1992, King entrou com um processo contra a New Line para que seu nome fosse removido do filme e pediu indenização na forma de todos os lucros “atribuíveis ao uso do nome de Stephen King”. Na época, o filme havia arrecadado US$ 30 milhões nas bilheterias.


O caso foi resolvido um ano depois, quando o tribunal decidiu que a New Line tinha que remover o crédito do possuidor, ou seja, tirar o nome de King do título, mas poderia manter o crédito de escrita “baseado em”. Também concedeu à King US$ 2,5 milhões em indenizações.


Fonte: Observatório do Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre na discussão,comente aqui!