quinta-feira, 20 de julho de 2023

Você sabe quem foi o Primeiro Predador da Franquia?

 


Entre as grandes figuras da cultura pop e do cinema de ficção científica, encontramos o lendário Predador. Este alienígena icônico criado nos anos 80 pelos irmãos Thomas foi apresentado com o filme homônimo em 1987, dirigido por John McTiernan e estrelado por Arnold Schwarzenegger.


Com cinco filmes em seu histórico, o Predador é agora um dos mascotes de ficção científica da 20th Century Fox, ao lado de Alien, que até figurou dois spin-offs de Alien vs. Predator em 2004 e 2007. Mas foi com o primeiro filme em 1987 que o monstro ganhou a maior parte de sua notoriedade. E naquela época, ele seria interpretado por um dos atores mais famosos do cinema de ação: Jean-Claude Van Damme -- antes de tudo dar errado.



Sim, Jean-Claude Van Damme de fato encarnou o Predador por um breve momento, antes de ser demitido das filmagens pela produção. O motivo de sua expulsão foi alvo de rumores por muitos anos, antes que o famoso ator belga desse sua versão dos fatos em 2019 ao The Hollywood Reporter. De acordo com o relato, ele se recusou a fazer uma acrobacia solicitada pelo produtor Joel Silver por sentir que era arriscada demais por causa do figurino, cujo primeiro desenho era particularmente restritivo. Uma decisão bastante sábia, já que o dublê substituto se machucou na época.








Em 2021, porém, o ator Bill Duke, que interpretou o sargento Mac Elliot neste primeiro filme, prestou alguns esclarecimentos. Segundo ele, Jean-Claude Van Damme teria sido demitido das filmagens... porque desmaiou no set.


"Ele estava vestindo um traje furtivo e eles o penduraram em fios e ele voou para as árvores. Ele desmaiou duas vezes devido à desidratação. O produtor disse: 'Se você desmaiar de novo, vou demiti-lo!' Duas semanas depois, o cara desmaia novamente. O produtor apareceu e o despediu."





Jean-Claude Van Damme explicou também que, uma vez que seu traje fosse colocado, ele tinha que respirar por um pequeno tubo que saía de sua máscara. As difíceis condições de filmagem ao ar livre, bem como o design pobre de seu figurino, levaram a melhor sobre ele. Apesar desse primeiro fracasso, o ator belga conseguiu se recuperar perfeitamente pouco depois com seu papel em O Grande Dragão Branco, que o impulsionou diretamente ao posto de estrela internacional e o tornou uma figura essencial no cinema de artes marciais.


Fonte: IGN


Um comentário:

Entre na discussão,comente aqui!