quinta-feira, 9 de março de 2017

Resenha: O Chamado de Chlutlu e Outros Contos



Sempre tive muita, mais muita vontade mesmo de ler os contos sobre o Chlutlu. Principalmente: O Chamado que é o primeiro conto de Lovercraft que aborda a criatura e acabei escolhendo essa coletânea para ler.
A Coletânea é separada em 7 Capítulos cada um com um conto, iniciando com uma Introdução Espetacular falando um pouco sobre Esse autor que tanto influenciou e influencia escritores das antigas e atuais.

A Introdução fala desde sua infância, conta como era Craft quando era apenas um garoto, mostra que desde pequeno ele já tinha o dom pra escrita.
Uma coisa que não sabia é que me deixou muito triste foi saber que o conhecimento genuíno demorou muito a chegar e Lovercraft não pode ver isso acontecer.

Ele perdeu o pai muito jovem e a mãe devido a uma cirurgia mal executada anos depois. O que o deixou mais recluso do que já era. Porém Lovercraft não parava de escrever seus contos e vende-los tentando se manter.

Não conseguiu se manter e voltou a morar com a tia.
Já na fase adulta ficou doente e precisaria de uma cirurgia pra ficar melhor. Com medi de fazer a cirurgia, pois foi o modo como sua mãe morreu, optou por não faze-la. Quando as dores por conta da doença estavam insuportáveis, resolver fazer a cirurgia, porém já era tarde e Lovercraft morre sem ao menos ver seus contos sendo reconhecidos e seu nome ficar no "Hall da Fama da Literatura do Horror".

Somente em 2005 muitos anos depois as Obras de Lovercraft foram reconhecidas e seu nome ficou reconhecido no mundo inteiro até os dias de hoje.

Seus contos já inspiraram diversos escritores como Stephen King e deu origem a filmes e jogos de consoles e computador.
Agora vamos a Coletânea com um rapto relato sobre os contos:


Dagon

Um náufrago, após muito tempo a deriva no mar acaba desmaiando em seu pequeno barco, ao acordar se depara com uma ilha em meio a um pântano, decide então ver onde está.
O que não foi uma boa ideia..
Ótimo conto, meu primeiro de Lovercraft apesar de rápido cada passo do personagem é um calafrio na espinha de quem lê!

Ar Frio

Esse conto fala sobre um homem que tinha uma doença que acabaria o matando, porém em seu condomínio descobre um vizinho médico que lhe daria a cura. Logo depois acaba venerando o sujeito por ter salvo sua vida e a partir daí descobre mais coisas sobre o médico, suas manias esquisitas e o forte equipamento de refrigeração de seu quarto

O Som das Trevas

Em uma cidade há uma igreja que a tempos foi abandonada. A mesma logo criou a fama de ser mal assombrada devido a diversas coisas que ocorreram na cidade desde que a mesma foi construída.

Robert Blake um destemido repórter quis verificar a grande igreja e verificar se a história procedia...
Conto que mais me assustou até agora. A áurea de suspense que Lovercraft coloca em cada cena de seus contos faz o sangue gelar.


O Chamado de Chlutlu

Não é a toa que esse seja o conto mais famoso de Lovercraft. Nele o autor conseguiu criar um monstro tão terrivelmente horrível que é quase impossível imaginá-lo sem que suas pernas comecem a bambear, ele cria em poucas páginas uma história incrível sobre uma ceita que venera um ser desde o início dos tempos. 

O conto assim como a maioria é transmitido através de cartas, relatos e entrevistas contada principalmente pelo historiador que quis ir até o final da história que pesquisou durante anos.

O Monstro mais incrível de todos os contos de Lovercraft. Chlutlu é a mistura do fantástico com o terrível!
Ótimo livro apesar das linguagem que é abordada até pelo século que ele viveu. Confesso que fiquei perdido com algumas palavras que nunca tinha visto em livro algum, o dicionário ficou ao meu lado a todo momento.


Luke Novaes
Resenhando Com Luke ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre na discussão,comente aqui!