quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Fantástico




- Fantástico.
Essa foi a primeira palavra que veio a minha cabeça ao começar e terminar o livro.
Suzanne Collins é o nome da vez, a autora criou uma Trilogia surpreendentemente boa, viciante, chocante e simplesmente maravilhosa.

A Historia é a seguinte o País chamado Panem foi dividido em 13 lugares, chamados de Distritos.
Distrito 1, Distrito 2 e assim sucessivamente ate o 13.
Tirando alguns distritos que são mais ricos a maioria deles são muito pobres, vivendo a beira da miséria.
Todos os Distritos são liderados por um governo autoritário e cruel, chamado de A Capital.

Um tempo atras os distritos se juntaram e tentaram vencer o governo que os liderava com crueldade, super desigualdade e mãos de ferro. Apos uma sangrenta derrota os distrito se renderam e o 13° distrito foi destruído e como consequência pela rebeldia dos distritos em se rebelar contra o governo, a Capital encontra um jeito sádico de castigar os distritos, fazendo com que os mesmos todos os anos tenham de sortear um jovem de 12 a 18 anos para competir no que eles viriam a chamar de Jogos Vorazes, uma competição em que 24 jovens 2 de cada distrito, um menino e uma menina,se enfrentariam ate a morte, restando apenas um.

O livro fala sobre Katniss e Peeta que são do distrito 12, Katniss que se candidatou a ser um tributo após saber que sua irmãzinha havia sido sorteada em seu primeiro "Dia da Colheita". Seu parceiro de Distrito é Peeta um garoto pouco conhecido filho de padeiros, que no fundo esconde um grande sentimento pela outra "tributo" de seu distrito.
Ambos se juntam na aventura cruel que será enfrentar mais 22 adolescentes e crianças, treinados para matar e acabar com a vida de quem passe pelos seus caminhos.

Ideia Geral: Acredito que Jogos Vorazes é uma representação do que vivemos todos os dias.
Lógico que elevado aos extremos, mas se pensarmos bem, vamos analisar nossas vidas:

Temos de estudar até nossa adolescência, depois temos de trabalhar para conseguir o nosso dinheiro, batalhar mais um monte para termos nossas casas, nossos carros e todas as outras coisas.
Para isso tem Um Governo (A Capital), que comanda praticamente todas as nossas ações e nos faz vivermos como robôs.

Você já pensou em porque pagamos tantos impostos, quem declarou que eu tinha o dever de pagar? Quem deu esse direito a alguma pessoa, ou a um grupo?
E o que acontece se não fizermos o que o governo nos obriga? Somos presos, oprimidos, esculachados pelo poder.
Outra coisa por que temos que votar em pessoas que nem conhecemos, não confiamos e que no final sabemos que não teremos os resultados que eles prometem.

Acho que foi essa a ideia que a autora quis nos passar ao criar essa história fascinante.
Que existe autoritarismo, que o governo de uma forma ou outra nos comanda e nós ficamos meio impossibilitados de agir com medo de alguma represália que poderemos sofrer desse Governo, "Dessa Capital".

Recomendo muito o livro, super vale a pena.

Tordo: Emblema que Katniss recebe antes de entrar na Arena


Luke Novaes
Resenhando Com Luke®

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre na discussão,comente aqui!