Luis Enrique durante jogo do Barça: vários reservas jogaram
O jogo contra o Borussia Mönchengladbach valia mais como um teste para o Barcelona. Uma afirmação que seria polêmica, se não fosse a natureza praticamente protocolar da partida: o clube alemão já entrou assegurado na terceira posição e o time espanhol como o primeiro do grupo C da Uefa Champions League.
Em jogo 'sem pressão', Messi deixa um, Turan faz três e Barça atropela o Monchengladbach
Neymar deixa Messi e Ronaldo bem para trás e é eleito o jogador mais valioso do mundo
Restava a Luis Enrique rodar o elenco e dar mais minutos a quem precisava ter mais ritmo ou pedia passagem para jogar. Acostumados a estarem em campo, Messi, Iniesta e Mascherano foram as exceções.
E o que poderia ser talvez uma atuação mais opaca por tudo o que envolvia (ou não) a partida, se tornou um laboratório interessante para o técnico do time catalão.
O Barça dominou a partida do começo ao fim, conforme mostram as estatísticas do jogo. A mais impressionante é em relação aos passes: os jogadores sem campo tentaram 993 passes e acertaram 905 (91% de aproveitamento), segundo a empresa Opta.
De acordo com a companhia de estatísticas, o número de tentativas de passes foi um recorde em uma partida na Champions, considerando duelos de 2003/2004 para cá.
Uma estatística para completar o dado: sozinho, Andrés Iniesta tentou 105 passes só no primeiro tempo da partida (errou 8). Nos 45 minutos iniciais, o time inteiro do Borussia Monchengladbach completou 163 passes. "Podem ser todos em nosso campo. Às vezes, as estatísticas não dizem tanto. Andrés providenciou o que geralmente oferece ao jogar.
Confira os resultados da rodada da Champions League nesta terça-feira
Para completar os números que mostram o domínio, o Barcelona terminou a partida com 72% de posse de bola e chutou 13 vezes no gol. Cillessen, apenas em sua terceira partida pelo clube, não precisou fazer nenhuma defesa - o Mönchengladbach só chutou uma vez ao gol, para fora.
A partida produtiva contra um rival que se defendia com cinco jogadores atrás e poderia trazer problemas , no fim, se transformou em um palco ideal para os reservas do clube. Arda Turan é o que mais aproveitou: fez três gols, seu primeiro hat-trick pelo clube, e ainda se tornou o terceiro colocado na artilharia do clube na temporada.
O turco tem agora oito gols, contra 12 de Luis Suárez e 20 de Lionel Messi - Neymar tem 6. "Este ano ele está fazendo muitos gols. Tem muitos recursos quando joga na ponta esquerda. Também gosto de vê-lo jogando por dentro", comentou Luis Enrique.
Iniesta: um dos símbolos do time que tentou quase mil passes no jogo
Curiosamente, os três gols de Arda saíram com passes de companheiros que também que normalmente começam as partidas no banco. O primeiro teve assistência de Denis Suárez; o segundo, de Aleix Vidal ("Foi espetacular", disse o treinador); e o terceiro, de Paco Alcácer.
Este último, aliás, segue sem marcar pelo clube em 11 jogos. Um jejum para preocupar qualquer centroavante. Mas não Luis Enrique. "O gol dele chegará quando menos esperarmos. Temos que deixá-lo tranquilo. Hoje foi bem".
Fonte: ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Entre na discussão,comente aqui!