segunda-feira, 7 de julho de 2014

Resenha: Pesadelos e Paisagens Noturnas Vol. 2 - Stephen King


Nesse segundo Volume dessa Coletânea de King que eu particularmente gostei muito, apesar da Bizarrice que assim como no primeiro Livro, também ocorreu aqui, mas esse também teve uma surpresa, alguns contos policiais.
O Livro e bom e na minha opinião vale a pena ler sim e ate comprar o livro.
Esse da imagem e o meu que comprei com muito gosto por R$ 17,00 uma pechincha.
Falarei um pouco sobre os contos:



Estação Chuvosa

Esse conto fala sobre o casal Elise e John Graham, que decidem ir a a cidade de Willow passar uns dias.
Logo eles são recebidos por um velho e por uma mulher, ambos estranhos.
Eles falam ao Casal Graham para que eles durmam fora da cidade durante aquela noite.
O casal quer saber o motivo, então são alertados da Estação Chuvosa, um fenômeno um tanto esquisito, bizarro e macabro que acontece na cidade de 7 em 7 anos sempre naquela data e de noite.
O casal decide passar a noite na cidade e aquela com certeza foi a pior decisão de suas vidas...

Minha Opinião: Aqui só gostaria parafrasear o mestre para falar desse conto:
"Gosto das histórias em que as coisas acontecem simplesmente por acontecer". 


Meu Cavalinho Bonito

Não tenho muita coisa a falar desse conto, mas eu só queria entender Porque King resolveu colocar essa historia em um livro de terror e suspense, já que não fala sobre nada disso.
O conto e um dialogo entre avo e neto onde o avo fala para o neto sobre o tempo e como devemos fazer para controlarmos ele e tirarmos o melhor dele.
Ou seja nada a ver com a ideia que um titulo: "Pesadelos e Paisagens Noturnas" nos trai.



Desculpe, Numero Certo

Gostei muito desse conto, primeiramente porque SK mostra uma nova maneira de escrita, onde acredito que foi o primeiro que ele fez, esse conto e num formato de script cinematográfico, onde a cena e bem detalhada. Da pra você, estranho mas gostei pois nunca tinha lido.
A historia fala sobre uma mulher: Katie uma mãe de família que recebe una ligação de una mulher desesperada pedindo ajuda.
Desesperada ela pede ao seu marido que a ajude a encontrar a pessoa pois ela tem certeza que era alguém da família, só não sabia quem. 
Bill marido de Katie mesmo achando exagerado o desespero da esposa decide ajudar.
Apos algumas procuras Katie entende que esse mal pressagio é pior do que ela podia imaginar.

OBS: Lembra um filme originalmente Japonês e com uma regravação americana chamado: Uma Chamada Perdida.



As Pessoas Das Dez Horas

Esse conto assim como o Stephen King conta na Introdução, foi o conto que ele mais tem orgulho e o mais bem feito.
Fala sobre uma Nova raça que esta dominando a Terra e somente as "Pessoas Das Dez Horas" conseguem vê-las, dificultando qualquer investida que eles pensem em fazer para acabar.
É realizada então uma reunião para que seja debatida o assunto sobre a raça de "Homens-Morcegos", mas algo da terrivelmente errado...

Minha Opinião: Gostei do conto e realmente é o conto mais bem estruturado e com uma bela história, gostei bastante do final e a adrenalina que os personagens passam ao ter que conviver com aquelas coisas e não se manifestar de maneira que algum deles perceba. Isso gela as espinhas de qualquer um.

Crouch End

Esse conto fala sobre eventos estranhos e sobrenatural que ocorrem na cidade de Crouch End.
Em especial fala sobre uma mulher desesperada que pede ajuda aos policiais para encontrar seu esposo que sumiu quando eles tentam encontrar uma saída do subúrbio da cidade. A história que ela conta é meio absurda o que causa uma certa estranheza entre os policiais. Será que aquilo realmente aconteceu? Aonde está o marido da mulher?

Minha Opinião: Não gostei muito desse conto não, ele é chato, confuso, a história não te prende, 2° pior conto até agora só fica atrás do conto "Do Cavalinho" porque aquele é ruim demais. 



A Casa Da Mapple Street

Esse é sem dúvida nenhuma um dos melhores contos do livro.
Conta a história de 4 irmãos que são amedrontados por uma padrasto que só os maltrata e faz o mesmo para sua mulher e mãe das crianças.
Em meio a isso uma das crianças descobre uma coisa estranha em um dos cômodos da casa.
Assim os irmãos começam a investigar e descobrem que a casa está se tornando alguma coisa metálica, então o irmão mais velho decide usar aquilo em seu favor e acabar com o sofrimento de sua mãe.

Minha Opinião: Gostei muito desse, uma leitura muito fácil e gostosa, diferente de alguns contos do livro, esse você realmente devora as páginas a fim de descobrir logo o que tem de errado com essa casa.



A Quinta Quarta Parte

Este conto conta a história de um homem que quis vingança contra os assassinos de seu amigo, que tinha uma das cinco partes de um tesouro, onde cada um dos assassinos teria as outras quatro.
Então ele sai em busca de cada um dos homens para assim conseguir o tesouro e vingar seu amigo.

Minha Opinião: Um conto bom, dinâmico e com suspense. GOSTEI!!!


O Caso Do Doutor

Esse e outro conto que eu gostei, por ser diferente do que estamos acostumados.
E uma historia policial.
Nela SK pega emprestado os dois personagens principais de Connan Doyle: Sherlocke Holmes e Watson, seu parceiro.
Nesse conto Watson se antecede pela primeira vez e descobre o caso antes de Sherlocke. Muito boa a historia e não deixa nada a desejar.
Poderia facilmente continuar a escrever o gênero pois foi fiel a escrita de Doyle.
Mas uma vez sendo surpreendido pela destreza desse escritor.


O Ultimo Caso De Umney

Esse conto relata a historia de Clyde Umney que vê sua vida boa de detetive começar a sofrer uma reviravolta e tudo começa a dar errado.
Clyde então recebe uma visita e descobre que as coisas podem ser piores, e que as vezes não temos o direito nem pelas nossas próprias vidas.
Pelo menos em seu caso "Alguém" achava isso.

Minha opinião: Gostei desse, apesar de ser meio maçante o desenrolar da historia, muito mais pelo final do que a historia enfim. Achei que King enrolou muito pra chegar no ponto principal da historia, mas pensando melhor toda boa historia tem que ter uma introdução por isso entendo a intenção de S.K que ate separou o conto em algumas partes. O final e ótimo e tem um gostinho de vingança que seria interessante em uma sequencia cinematográfica ou em alguma serie, não sei se esse conto passou na serie televisiva de mesmo nome mas tenho certeza que seria uma boa.


Abaixe A Cabeça / Agosto no Brooklyn

Esse e um ensaio sobre basebol, fala sobre o time oficial do Bangor West e sua campanha improvável em busca do campeonato estadual.
King escreveu esse ensaio principalmente porque seu filho Owen King estava no time. 
Algo curioso que poucas pessoas e que S.K começou sua carreira escrevendo sobre esportes, mas para ganhar dinheiro do que por prazer.
Agosto no Brooklyn e um complemento do ensaio anterior, fala também sobre basebol, o legal desse ensaio e que ele foi retransmitido em varias revistas de esportes sem que os donos soubessem que se tratava de uma autoria e King, o que deixou ele feliz.

Minha opinião:  Nao gostei muito da historia pelo fato de ser totalmente leigo em relação a esse esporte e por não gostar do mesmo. Achei legal que King se aventurasse por outros gêneros, mas o que me fascina na escrita desse autor não tem muito a ver com esportes americanos...


O Mendigo e o Diamante

Conta a história de um mendigo que pede ajuda a Deus e reclama pela vida que leva, mas assim que percebe as maravilhas que ele ainda possui percebe que a vida é ótima, quando aceitamos o que Deus nos dá. Ele sabe tudo e o melhor para nós. Essa é uma lição que Deus ensina a um anjo na breve parábola hindu que King adaptou de sua forma.

Notas

Pra finalizar King deixa suas notas referentes a todos os contos, desde a 1° edição e explica suas inspirações para criar os contos e sua opinião sobre os mesmos.

Finalmente terminei a leitura desse livrasso, tanto o primeiro quanto o segundo só gostaria de deixar a minha reclamação referentes a alguns contos que na minha opinião (minha opinião ok, cada um tem a sua) deveriam estar em outra coletânea, com titulo que nos remeta ao tipo de historia que sera contada, por esse motivo não considerei esse livro totalmente de terror. Apesar de tudo gostei muito. 

Luke Novaes

Resenhando Com Luke

Um comentário:

  1. Gostei muito das notas é legal ver o que o autor pensa ao escrever.
    Juro que me surpreendi com algumas coisas.
    :-8

    ResponderExcluir

Entre na discussão,comente aqui!